Declaração de imóvel no IRPF 2016.

Saiba como declarar um imóvel comprado em 2015 em sua declaração de ajuste anual em 2016.

IRPF

Se você comprou um imóvel em 2015, precisa declarar no IRPF 2016. Para tanto é necessário estar atento aos detalhes.

Caso tenha comprado um imóvel usado você deverá mencionar na descrição do bem o nome e CPF do proprietário anterior que fez a venda, bem como o endereço e dados do imóvel. No valor, além do valor efetivamente pago para compra do imóvel, você poderá colocar as despesas com o ITBI e com a corretagem (caso tenha sido você quem fez o pagamento do corretor), isso tudo é importante no caso de venda futura do imóvel.

Se você comprou o imóvel à vista, deverá declarar o valor total pago mais as despesas mencionadas acima.

Já caso tenha financiado o imóvel, deverá declarar o valor efetivamente pago com recursos próprios para o sinal mais o valor do FGTS (se for o caso) e mais as despesas conforme mencionado acima e também deverá lançar os valores pagos das prestações que venceram até 31/12/2015 (considerar o valor total com juros e correções). E deverá fazer isso, acrescendo o valor pago das prestações todos os anos, até o pagamento total.

Agora caso tenho adquirido um imóvel na planta, deverá fazer a declaração similar ao do financiamento. Onde o valor do bem em 31/12/2016 será a soma do valor pago como sinal mais as parcelas mensais, semestrais, anuais e outras pagas à construtora. Na descrição do bem deverá mencionar como vendedor a construtora e seu CNPJ. E a cada ano deverá acrescer ao valor do bem as prestações pagas anualmente até a efetiva quitação.

Em caso de dúvidas, sugiro que consulte um contador de sua confiança, ele estará apto a lhe esclarecer todas as dúvidas.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s