Permuta de imóveis é bom negócio?

Enfim a permuta de imóveis é um bom negócio? Uma pergunta que muitas pessoas com imóveis a venda fazem.
A resposta é depende do negócio. Mas vem outra pergunta: depende de que?
Para ser um bom negócio, a permuta de imóveis precisa agradar aos dois lados da negociação. Por exemplo: imagine uma situação onde a pessoa quer vender seu imóvel para comprar um outro maior e há outra pessoa querendo vender seu imóvel para comprar um menor, nesse caso, a permuta será um ótimo negócio. Mas lembre-se haverá cobrança de corretagem imobiliária para ambos os imóveis, ou seja, você irá pagar a corretagem da venda de seu imóvel e a outra parte pagará corretagem sobre a venda do imóvel dele para você.
Já em uma situação onde uma das partes envolvidas não precise de outro imóvel passa a não ser bom negócio para uma das partes. Com isso se você pretende trocar seu imóvel por um maior, e ao encontrar seu novo imóvel descobre que o proprietário não quer um imóvel menor, ele é apenas investidor ou quer vender um bem para se capitalizar, provavelmente não será bom negócio para você.
 

Mas por que? Pelo simples fato de que ao ofertar seu imóvel como parte de pagamento de outro imóvel, a pessoa que for pegar seu imóvel como pagamento terá custos como ITBI e despesas de registro para transferência da propriedade. E certamente irá defasar o preço do seu imóvel para suportar tais custos. Além do mais essa pessoa também terá de vender seu imóvel posteriormente e com isso deverá pagar a corretagem pela venda, então mais uma vez irá diminuir o preço de seu imóvel.

Portanto o que aconselho é que você venda seu imóvel e com dinheiro em mãos compre outro maior. Dessa forma você terá poder de barganha, pois irá pagar a vista ou apenas financiar um montante pequeno. E mais, poderá escolher o imóvel que quiser independentemente se o outro proprietário estuda permuta ou não.

Em geral nesse processo é feito uma operação casada onde ao mesmo tempo que você coloca seu imóvel à venda, vá ao mercado em busca de opções que lhe agrade.

Em resumo a permuta pode ser um ótimo ou um péssimo negócio. Avalie seu caso e faça um negócio bom para todas as partes envolvidas nesse processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s