Cozinha Americana…

Práticas e modernas, as cozinhas americanas caíram no gosto das famílias brasileiras. Isso porque a grande vantagem delas é permitir a interação entre quem está cozinhando e seus convidados. Mas para possibilitar esses momentos são necessários alguns cuidados que garantem mais conforto.

Em cozinhas americanas, a separação entre a cozinha e a sala é sempre a bancada, que acaba sendo usada como mesa de refeições, com seus respectivos assentos. Geralmente, esse tipo de ambiente é o preferido por casais modernos, pessoas que têm imóveis pequenos, que trabalham e que precisam fazer refeições rápidas. Há também as que gostam de cozinhar e receber amigos enquanto preparam pratos especiais. Para atender a necessidade desse público, deve-se levar em consideração que é preciso desenvolver um projeto profissional para adequar o espaço à proposta. “A cozinha deve ser bem planejada, funcional, mas elegante também, pois passa a ser uma extensão da área social. Os materiais e acabamentos devem ser coerentes com o estilo escolhido, e os móveis, planejados”. No caso dos armários, devem ser projetados para que fiquem mais altos e liberar a bancada para o preparo das refeições.

Com relação aos eletrodomésticos, as dicas são para a utilização de opções modernas e diferenciadas, como fogão cooktop e geladeiras que podem ser personalizadas. E como a cozinha é exposta, tudo deverá estar sempre limpo e arrumado, uma vez que quem estiver na sala enxergará tudo.

Se você gostou da ideia e quer “americanizar” sua cozinha, antes de sair quebrando tudo é essencial se informar sobre a estrutura da edificação. É importante levar em consideração se a parede onde será feita a abertura pode ser demolida. Existem imóveis hoje em que as paredes fazem parte do sistema estrutural da edificação. Nesse caso, não se pode fazer qualquer intervenção de demolição ou rasgos. É sempre interessante avaliar antes, no manual do proprietário ou com a construtora ou um responsável técnico, se essa opção é viável.

Passada essa etapa e com a confirmação de que o ambiente poderá ser criado, parte-se para o projeto. Para fazê-lo, é importante realizar um estudo de leiaute que envolva a cozinha e o ambiente ao qual ela estará integrada. Dessa forma, serão estudados fatores importantes, como funcionalidade, circulações adequadas e conforto.

Quanto a decoração, uma sugestão é caprichar no revestimento da parede que fica à mostra. Pode ser um painel de ladrilhos hidráulicos, compondo um patchwork, que servirá de frontão para a pia, caso ela esteja alocada ali. No restante da parede, aplique uma cor que combine com os ladrilhos escolhidos. Se sua parede já tiver azulejos, você pode encobri-los com adesivos encomendados na medida do acabamento original e no padrão de sua preferência. Outra ideia é usar um laminado melamínico que imite madeira – o revestimento aquecerá o ambiente, mas é preciso protegê-lo dos respingos da torneira com um frontão de material resistente à umidade. Definido o revestimento, pense em incluir no ambiente uma prateleira estreita para exibir belos potes de mantimentos e eletrodomésticos.

A cozinha do tipo americana é muito prática e é a solução ideal para ambientes pequenos.
Veja algumas opções:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s